quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Beda #03 - Histórias em Guaramiranga


E ai Pessoas!!!

Reservei o post de hoje para escrever sobre o município de Guaramiranga, um lugar paradisíaco daqui do Ceará, e também dividir com vocês algumas histórias e curiosidades desse maravilhoso local.

A primeira vez que escutei o nome Guaramiranga foi no ano de 2010, e o que eu mais escutava era que o lugar estava sempre associado a bons momentos, clima frio, perfeito para desligar um pouco do caos e relaxar degustando um bom vinho ou chocolate quente. 

Isso tudo porque o local está situado na região serrana do Ceará, praticamente a quase 870 metros de altitude e cerca de 110 quilômetros de distancia de Fortaleza. Como muitos sabem o clima aqui em Fortaleza é quente, com a temperatura apontando em torno dos 30 graus na maior parte do ano. Lá em Guaramiranga é bem diferente, durante o dia a temperatura fica entre 22 e 27 graus, e a noite cai para 16 graus.



Em minha primeira viagem em 2011, o trajeto do ônibus durou cerca de 4 horas, o dia estava chuvoso e a estrada que leva até a subida da serra é bastante sinuosa e requer muita atenção. Existem alguns caminhos para chegar até a cidade e nesse dia o caminho escolhido não era muito seguro, afinal em virtude da chuva que deixava o trajeto bastante úmido com direito a vista panorâmica do desfiladeiro. #tenso.

Como na época eu não tinha casaco, eu levei na mochila várias camisas de mangas longas, mas quando eu vi para venda lá na praça um casaco azul a preço bastante acessível eu não pensei duas vezes. Gostei tanto que guardo até hoje. Depois dessa primeira viagem, eu retornei a Guaramiranga mais nove vezes, e nos últimos passeios eu troquei o charme da pousada pelo charme de camping na serra. É uma experiência muito relaxante e muito divertida.





Já em 2012, eu e o meu companheiro de aventuras (Marcão) cumprimos um desafio bastante exaustivo, ir a pé do centro de Guaramiranga até o Pico Alto. Normalmente é possível fazer o trajeto de carro, mas queríamos fazer a pé o percurso de 13 quilômetros. Foi cansativo, pensei que não fosse conseguir, mas depois de mais de três horas de caminhada chegamos ao destino. A recompensa é a própria vista do pico Alto, magnífica.



Outra coisa que sou fascinado é pela beleza de um nevoeiro. Lá em Guaramiranga a formação de névoa é comum devido as baixas temperaturas bem no início da manhã. O único problema era eu nunca estar no mesmo dia que acontecia, acordei diversas vezes na madrugada para observar e nada do nevoeiro. Finalmente no meu último passeio em setembro de 2015 eu vi a névoa e fiquei encantado, fiquei parado por um bom tempo admirando a beleza e sentindo aquele clima frio, deu até vontade de ficar (rsrs) Acredito que valeu muito a pena esperar nesses anos.



A "Cidade das Flores" ou simplesmente "Guará" tem seus diversos encantos, além dos atrativos naturais, temos eventos como o Festival Jazz e Blues e Mostras de Teatro. É o lugar ideal para família, perfeito para renovar as energias tendo o contato com a natureza e para os amantes do clima frio.

Eu adoro Guaramiranga, espero que as fotos transmitam toda a paz que a cidade tem a oferecer!

Até amanhã Friends!









11 comentários:

  1. Que lugar lindo!
    Tenho amigos que moram no Ceará e já haviam contado de alguns lugares mágicos como esse... Realmente é um lugar para relaxar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Dani, e olha que você sai bem relaxado. Abraço.

      Excluir
  2. Amigo, adorei o post. E aquela primeira foto, todo menino véi? haha!
    Adorei viajar por Guará neste post :)

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  3. A vista lá do alto é TOP, valeu bem fazer essa caminha, não? xD Também nunca tinha ouvido falar, mas como sou portuguesa penso que deve ser normal xD Beijo *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu bastante a pena, mas só faria novamente esse trajeto de carro. (rsrs) Abraço Micka.

      Excluir
  4. Camping é maravilhoso! Queeria poder viver isso todos os finais de semana... Troco balada por essa tranquilidade e verde! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acampar é muito bom viu Leandro. Relaxa que é uma maravilha. Abração.

      Excluir
  5. Eu nunca tinha ouvido falar nesse lugar, mas me pareceu incrível!

    ResponderExcluir