quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dia do Orgulho Geek/Nerd



E ai Pessoas!!!


Esqueça a imagem daquela pessoa magrinha, de óculos e antissocial. Os Nerds e Geeks atuais têm idades e físicos variados, trocam experiências na internet, organizam eventos temáticos e definiram uma data própria para celebrar. Hoje, dia 25 de maio, é o Dia do Orgulho NERD (conhecido também como o Dia da Toalha).

Como nada é por acaso, a data foi escolhida em 2001 por alguns motivos: Primeiro homenagear o autor Douglas Adams, que escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias. No livro o autor dedicou uma página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então o uso da toalha como símbolo da homenagem. e segundo porque coincide com a data da première do primeiro filme da franquia Star Wars, em 1977”.

Background com os personagens icônicos da trilogia Star Wars.

A ascensão Nerd e Geek, ocorreu porque o Nerd de ontem é o homem bem sucedido de hoje. Antes eles eram deslocados, hoje são descolados para estarem bem vestidos e por dentro de tudo que é novo.  Como regra os Nerds se deram bem com a mudança social-tecnológica iniciada nos anos 90 devido ao aprimoramento das redes de comunicação. A própria palavra geek  em inglês, antigamente significava “aberração”, “excêntrico”. Porem hoje a resposta é um pouco mais interessante: são pessoas que curtem exclusivamente informática, tecnologia e todos os gadgets que vão surgindo com o tempo, como celulares, laptops, palms, tablets, etc. 

A série "The Big Bang Theory" representa um pouco do universo nerd/geek

Assim como o público Geek, os Nerds, são autodidatas do segmento onde a idade não é determinante, temos nestes exemplos jovens de 20 e poucos anos e homens de mais de 50. Mexendo em computadores e amantes fieis a HQs, games, filmes, toy arts, livros. Podem ficar horas numa loja à procura de uma rara edição de colecionador de determinado mangá ou reunir amigos do mesmo “grupo” para debater sobre ou jogar um novo videogame ou RPG.

O carismático ET do filme Toy Story

A cultura Geek/Nerd possuem características essenciais para a moda tradicional: as peças de roupa feitas possuem quase sempre uma referência a cultura pop (game, livro, filme, seriado ou HQ). Cada vez mais em alta, e a indústria da moda já se adaptou a este novo cenário, no qual os Geeks estão gastando cada vez mais com roupas voltadas especialmente para nós.

A Empresa Oppo Suits oferece roupas divertidas aos seus clientes,
mesclando vestimentas clássicas com estampas nostálgicas!
As lojas Riachuelo lançaram a semana Geek
com produtos do vestuário e itens diversos
com a temática de HQs, filmes e séries.

E você? Curte também essa cultura maravilhosa? 
Como já dizia Mr. Spock: Vida longa e Próspera!!!!!

E até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário